Confira algumas curiosidades sobre as pragas.

- Um casal de roedores pode gerar 10.000 descendentes em apenas 12 meses.
- Estima-se que a cada ano, aproximadamente 20% da produção mundial de alimentos sofrem danos ocasionados por roedores.
- Existem em todo o mundo, mais de 800.000 espécies diferentes de insetos já catalogadas.
- Alguns insetos possuem mais de 2.000 músculos e podem, por exemplo, levantar pesos 20 vezes maiores que seu próprio corpo.
-  Existem cerca de 3.500 espécies diferentes de baratas em nosso planeta.
-   Ao contrário do que se pensa os cupins não comem concreto. Eles alimentam-se apenas de celulose.
-   Entre as espécies de aranhas mais peçonhentas do mundo estão a viúva-negra, a aranha-marrom, a armadeira e alguns tipos de caranguejeira.
-  Das espécies mais perigosas, três são comuns no Brasil: a viúva-negra, a aranha-marrom e a armadeira.
 -   Metade dos acidentes com aranhas no Brasil são provocados pela armadeira. Seu veneno provoca alterações no sistema nervoso central da pessoa picada. Apesar de dolorida, a picada provoca menos danos do que a da aranha-marrom. Crianças pequenas podem apresentar queda de pressão, arritmia cardíaca e água nos pulmões (em alguns casos, pode ocorrer a morte).
-    Acidentes com a aranha-marrom são muito comuns no Sudeste e Sul do Brasil. De início, a picada não dói, mas, com o passar do tempo, provoca vermelhidão e inchaço. Se não for tratada logo, a pele da vítima pode necrosar.

RECEITAS CASEIRAS PARA ELIMINAR INVASORES
-    Aranhas ? faça limpezas constantes na sua casa (principalmente nos cantos onde insetos e aracnídeos podem se esconder); verifique com cuidado sapatos, tênis e outros acessórios que podem servir de refúgio; tape qualquer buraco que pode servir de casa para aranhas; tente descobrir os ninhos e elimine-os. Seja vigilante sempre.
-    Traças ? pendurando pequenos ramos de hortelã no armário e estantes (substituí-los quando estiverem secos; colocar folhas de louro no armário (que devem ser substituídas a cada 20 dias).
-    Ácaros ? deixar colchões, colchas, travesseiros, bichos de pelúcia etc no sol de vez em quando; misturar 150 grama de cravo com 1 litro de água, deixar descansar por dois dias e borrifar sobre colchões e tapetes ? por último, passe um pano com álcool para eliminar os ácaros mortos.
-    Formigas ? basta aplicar água com detergente numa seringa nos buracos em que elas se escondem. Para evitar que elas apareçam, basta deixar saquinhos de fumo picado nos lugares que elas gostam de frequentar.
-   Pulgas ? misture 3 pedras de cânfora com 1 copo de água e dois de álcool. Aplique com um borrifador no animal ou nos locais onde houver pulgas (colchões, tapetes etc).
-    Escorpiões ? eles só podem ser eliminados com inseticidas potentes. Para evitá-los, não deixe acumular sujeira, entulho e restos de comida em sua residência. Evite tudo que atrai baratas, um dos principais alimentos dos escorpiões.

Voltar